Entrar no mundo do comércio exterior é uma oportunidade para expandir horizontes e impulsionar o crescimento econômico da sua empresa. Contudo, há de desbravar um universo regulatório complexo que requer preparação e licenciamento adequados. A habilitação para trabalhar com comércio exterior é o primeiro passo nesse percurso. Com esse registro que é possível se cadastrar nos sistemas de comércio exterior para fazer vendas e compras internacionais.
Primeiramente, é necessário fazer a habilitação no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) junto à Receita Federal Brasileira. Essa habilitação significa perante a Receita Federal que a empresa está apta a realizar operações de comércio exterior, permitindo o acesso ao SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior.
Regida pela Instrução Normativa da Receita Federal nº 1984/2020, essa habilitação é um instrumento indispensável para o controle aduaneiro. Além disso, é uma ferramenta que ajuda a impedir atividades ilegais e permite que as autoridades identifiquem quem está envolvido em infrações aduaneiras e fiscais.
Se sua empresa quer exportar ou importar e tem dúvidas de como conseguir essa habilitação nós, da OrangCandle, podemos te auxiliar. Temos um time especializado para essas questões burocráticas que deixarão tudo mais fácil. Assim, você e sua empresa se preocuparão só com o que realmente importa!
Mais do que uma formalidade, a habilitação para trabalhar com comércio exterior é uma declaração de compromisso com a integridade e conformidade regulatória. É o alicerce sobre o qual se constrói uma presença sólida e confiável no mercado global. Portanto, ao embarcar nesta jornada, preparação e comprometimento são essenciais para alcançar o sucesso desejado.